Câmara realiza sessão solene em alusão ao Dia de Conscientização sobre o Autismo

abril 05, 2022

🔝 A Câmara de Vereadores de Caicó realizou na noite desta terça-feira (05), sessão solene em alusão ao Dia de Conscientização sobre o Autismo, ocorrido no último dia 02 de abril. Proposta pelo vereador Thales Rangel  o momento foi de suma importância para os pais e para trazer mais informações à sociedade sobre como conviver melhor com a diversidade do espectro autista, de forma respeitosa com oportunidades e equidade de direitos.

A sessão foi aberta com a apresentação de um vídeo produzido por Glória Maria, que trouxe a adaptação da lenda do vaqueiro com a participação de crianças autistas que buscam a inclusão dentro de uma sociedade que precisa evoluir muito quando o assunto é conscientização.

Na oportunidade a modelo Raquel Abiahy trouxe o seu relato em vídeo e mostrou que ser diferente não impede de você ser o que quiser. Raquel Abiahy, é a primeira modelo adulta autista do Brasil, foi diagnosticada aos 39 anos. Formada em História, presta consultoria em projetos, grupos de estudos e pesquisas sobre autismo. Em 2020, foi Miss Distrito Federal Inclusivo e desfilou na Osasco Fashion Week.

A pedagoga Nariely Pereira falou da importância da capacitação dos profissionais para receber os alunos autistas nas escolas. Ressaltou ainda que a inclusão da criança com TEA deve estar muito além da sua presença na sala de aula; deve almejar, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades. A educação é umas das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança autista.

Facultada a palavra aos vereadores eles externaram a importância do tema ser debatido e da população se conscientizar sobre o assunto.

A secretária de Saúde, Evaneide Nóbrega falou das atividades do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e as dificuldades encontradas no espaço. Enfatizou ainda os avanços conquistados e do planejamento que está sendo elaborado para sanar os outros desafios. 

A presidente da OAB/ Caicó, Kalina Leila também contribuiu com o debate e falou da importância do mundo se adequar a necessidade do outro. “ A OAB vem para se somar a essa luta e outras que possamos contribuir, mas precisamos dizer que a sociedade também precisa se adequar a necessidade do próximo e não apenas quando este fizer parte do seu convívio familiar.

Representando o grupo Corujas do Seridó, Raquel Gurgel falou dos desafios para ter mais políticas públicas para os autistas e a importância de se fazer um senso na região do Seridó.

A solenidade contou com a participação dos vereadores Andinho Duarte, Veranilson Pereira, Maria Cleide, Diogo Silva, irmão Renato e Rosângela Maria, além da presidente da OAB/ Caicó - Drª Kalina Leila, as secretárias Waldmary Costa ( Ação Social) e Evaneide  Nóbrega ( Saúde), Jardênia Noronha ( coordenadora municipal de Atenção Integral à Saúde), Tiago Lima ( representante da defensoria pública estadual), Raquel Gurgel ( representante do Grupo Corujas do Seridó), Tatiane Carla ( diretora do CER), Messias Garcia ( conselheiro tutelar), além de outros convidados.

➡️ @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments