Nova operação da PF investiga supostos desvios na compra de respiradores do Consórcio Nordeste

abril 26, 2022

🚔  A Polícia Federal deflagrou operação nesta terça-feira (26) para investigar a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste.

A operação Cianose investiga a contratação de uma empresa norte-americana pelo Consórcio Nordeste, para fornecimento de ventiladores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de Covid-19 no Brasil, do reportagem publicada pelo G1.

São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, no Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

A polícia não divulgou quem são os alvos dos mandados cumpridos nesta terça-feira. As buscas contam com apoio da Controladoria Geral da União.

Conforme a PF, o processo de aquisição teve diversas irregularidades, como pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada. Ao fim, nenhum respirador foi entregue.

No caso do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado pagou R$ 5 milhões pela compra de respiradores que nunca foram entregues.

➡️ @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments