Distribuidoras defendem criação de nova bandeira tarifária

maio 31, 2022


⚡ A exemplo da bandeira de Escassez Hídrica, criada pelo Governo Federal no ano passado, durante a maior seca dos últimos 91 anos, duas das principais distribuidoras de energia do Brasil sugeriram à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) a criação de uma bandeira tarifária permanente para situações de crise.

A proposta foi encaminhada pelos grupos Enel e Neoenergia durante a consulta pública da Agência, que discute a revisão dos valores das bandeiras tarifárias no país. A sugestão é para que os cálculos de uma eventual nova bandeira incorpore todos os cenários hidrológicos que o país registrou nos últimos anos, tendo em vista que a norma atual considera 95% dos cenários, desprezando os 5% piores.

Os grupos justificam o pedido alegando que diversos institutos de pesquisa destacam que novas crises hídricas no país seriam inevitáveis em razão do aquecimento global. Por esse motivo, pleiteiam com a Aneel a criação de um novo patamar de bandeira (bandeira vermelha 3 ou bandeira preta) e que essa nova modalidade seja acionada em momentos extremos.

🟦 @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments