OMS NÃO RECOMENDA VACINAÇÃO EM MASSA CONTRA VARÍOLA DO MACACO

maio 28, 2022


💉 A OMS (Organização Mundial da Saúde) não considera prioridade a vacinação em nenhum país contra a varíola do macaco, doença que teve mais de 300 casos registrados em países não endêmicos, segundo afirmaram nesta sexta-feira (27) especialistas da agência.

"O rastreamento de contatos, o estudo dos casos e o isolamento são, por enquanto, as principais ferramentas para controlar a enfermidade", afirmou Rosamund Lewis, do departamento de varíola da OMS, durante sessão técnica sobre o surto realizada na assembleia anual da organização.

Mike Ryan, diretor de emergências sanitárias da agência, por sua vez, afirmou que, "provavelmente, cada país precisará de um pequeno contingente de vacinas, mas não em grande escala".

Sobre os grupos que poderiam ser alvo de campanhas de imunização, Lewis disse que cada país poderia traçar as próprias diretrizes, mas que desde 2013 há recomendação para que sejam vacinados contra esse vírus os funcionários de laboratórios e profissionais de saúde e de primeiros socorros.

O imunizante contra a varíola convencional, doença mais grave, erradicada desde 1978, contudo, é altamente efetivo, embora a OMS admita não ter dados sobre as doses armazenadas no planeta. Por causa disso, foi solicitado que os países divulguem informações sobre o tema.

✅ @plantaocaico 




Leia Também...

0 Comments