Golpistas usam SMS e Whatsapp para roubar dinheiro com falso emprego

agosto 06, 2022

⚠️ Crises econômicas são terrenos férteis para a proliferação de #golpes. E o avanço tecnológico acaba sendo um aliado de criminosos internacionais que tomam dinheiro com esquemas já conhecidos, mas que ganham novas roupagens para atrair novas vítimas. Um “velho golpe” que está novamente fazendo sucesso é o do falso #emprego que promete grandes ganhos mas acaba é tirando dinheiro dos “funcionários”.

E o meio pelo qual as ofertas mirabolantes chegam tem sido o telefone celular, por meio de mensagens SMS ou em aplicativos, como WhatsApp e Telegram. Os criminosos, que na maioria das vezes não estão no Brasil, conseguem milhões de números de telefone em pacotes que são vendidos na internet e enviam as mensagens com as ofertas.

Os textos que circulam costumam usar o nome de empresas grandes, como Amazon ou Mercado Livre, e oferecem vagas de meio período com salários que podem chegar a R$ 5 mil por dia. E tudo para trabalhar de casa, usando apenas o celular.

Parece bom demais para ser verdade – e é mesmo. Também parece falso demais para enganar alguém, mas é o suficiente para atrair “um mar de vítimas”, segundo o perito em crimes digitais Wanderson Castilho, cujo trabalho é ajudar quem cai nesse tipo de golpe.

“Pessoas que estão vivendo grandes dificuldades econômicas ficam com a capacidade de raciocinar limitada. Os criminosos miram essas pessoas fragilizadas e acabam tendo sucesso porque atuam de forma massiva. Se 1% de quem recebe a mensagem cai, o lucro já é enorme, porque eles tentam com, literalmente, milhões de potenciais vítimas, sabendo que algumas vão cair”, afirma ele, em entrevista ao Metrópoles.

🟦 Metrópoles
🟦 @plantaocaico 

Leia Também...

0 Comments